Palestrante do MS apresentará um modelo de sucesso do Paraná

No Paraná tem um modelo de negócio que tem dado certo na pecuária de corte: o cooperativismo. Em 2005, por exemplo, nasceu no Estado vizinho a cooperativa Maria Macia. A trajetória dessa iniciativa será apresentada durante o Confinar 2018 –  evento, promovido pela Beef Tec, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

A palestra ‘Cooperar para melhorar a rentabilidade: a história da cooperativa Maria Macia’, será ministrada pelo administrador e produtor rural, Paulo Emilio Fernandes Prohmann. “Começamos com apenas 4 produtores rurais e hoje temos mais de 150 cooperados. Nossa movimentação é de 18 mil animais ao ano, de cabeças com padrão de sobrepeso”, explica.

Segundo Prohmann, o sistema de cooperativismo vai além dos benefícios com a venda dos animais. “Temos tido resultados positivos, realizamos, com preço melhor, a aquisição de insumos e medicamentos. É o poder da força do grupo”.

Além disso, o palestrante destaca que, unidos, o grupo consegue trazer ao Estado eventos como dias de campo, treinamentos e palestras. “Com isso, conseguimos melhorar a parte técnica dentro da porteira”. A cooperativa Maria Macia foi oficializada em2008.

Entre os obstáculos, Prohmann destaca uma eventualidade ocorrida em 2011. “Naquele ano tivemos dificuldades, uma verdadeira crise com o comércio. Tudo isso porque para trabalhar em forma de cooperativa não temos uma fórmula para seguir. Quase fechamos! Mas tudo foi superado”.

Por fim, o especialista aposta no sucesso nacional do sistema de cooperativismo: “Paraná tem várias cooperativas pecuárias. Este é um modelo a ser expandido para outras praças produtoras, como Mato Grosso do Sul”.

Sobre o evento – Mercado, integração, produção e sustentabilidade, estes são temas que serão tratados durante a 7ª edição do Confinar, simpósio agropecuário, considerado um dos principais eventos do setor, que será realizado nos dias 22 e 23 de maio, em Campo Grande/MS.

O evento tratará de temáticas que abrangem todos os elos da cadeira produtiva, além da apresentação de novas tecnologias a favor da pecuária de corte.

Realizado pela Beef Tec, a iniciativa tem como finalidade unir agentes do meio rural, da agroindústria, estudantes e profissionais do setor. O Confinar é organizado pela Company Eventos. A empresa responsável pela comunicação do simpósio é Agro Agência Assessoria.

Foto: Divulgação